Nomes comuns: Banana Chiquita; Banana Grande Naine; Banana Caturra; Cavendish; Nanicão; Banana d’Água
Nome científico: Musa acuminata ‘Grand Nain’
Família: Musaceae
Categoria: Frutíferas
Distribuição: Esta variedade é a mais plantada na região de Itajaí- SC.
Período de colheita: Nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.
Características: A banana Grand Nain é uma cultivar do subgrupo denominado Cavendish. Sendo uma variedade da banana nanica ou caturra (popular casca verde) melhorada geneticamente. Possui alta capacidade de resposta em condição de alta tecnologia, além de ser resistente a determinadas pragas. Quando comparada a nanica que pesa em média 80 gramas, a Grand Naine chega a 200 gramas e os cachos têm maior quantidade de frutos. Os frutos são levemente delgados, longos e encurvados, de cor amarelo para esverdeada quando maduros, possuindo polpa muito doce, fato este que justifica a grande quantidade exportada.
Aplicação: Pode ser tanto para o consumo de mesa, quanto para a indústria de doces.
Curiosidade: Tem sido a cultivar mais plantada no mercado externo. Segundo o presidente da Associação dos Fruticultores Iguatuenses, Murilo Barroso, “é a preferida do mercado europeu.