Nome comum: Abacate fortuna
Nome científico: Persea americana ‘Fortuna’
Família: Lauraceae
Categoria: Frutíferas
Distribuição: Originária da América Central, mais provavelmente do México. Hoje é cultivada em todo o país.
Período de colheita: Entre março abril
Características: É uma árvore perenifólia, ou seja, suas folhas se mantêm durante todo o ano, O abacateiro Fortuna pertence ao grupo floral A, sendo um híbrido das raças Antilhana e Guatemalense. Possuem de 12 a 20 m de altura. Folhas coriáceas, com textura de couro, brilhantes e maleáveis. Flores andróginas, que possuem tanto estruturas femininas como masculinas, sendo formadas em agosto-outubro.
Tem como características frutos muito grandes, com peso entre 600 e 1000 g, formato piriforme, de casca lisa e verde escuro, polpa amarela e caroço solto.
Aplicação: O fruto é consumido geralmente “in natura”, podendo ser usado tanto para pratos doces como salgados. Os abacates são ricos em várias vitaminas do complexo B e vitamina K, com boa quantidade de vitamina C, vitamina E e potássio. Cerca de 75% de sua energia provém da sua gordura, considerada boa e satisfatória à saúde por ser monoinsaturada e ajuda a combater os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicérides, fazendo aumentar o nível de colesterol bom (HDL). Por isso, mesmo sendo considerado calórico (cerca de 96 cal/100 gr), ele ajuda a saciar a fome e por tabela a perder peso.
Curiosidade: Na medicina tradicional indiana, o consumo de abacate é indicado para o tratamento de várias doenças, como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia e diabetes. Pesquisas médicas também mostraram suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, comparáveis ao ácido acetilsalicílico.