Nome comum: Acácia Negra
Nome científico: Acacia mearnsii De Wild
Família: Fabaceae
Distribuição: São comuns em regiões climáticas áridas e semi-áridas, ou seja, é comum em muitas regiões sub-úmidas. Entretanto, pouco frequente nas regiões úmidas e raro nas florestas tropicais e campos. No Brasil, ela é encontrada principalmente no Rio Grande do Sul.
Características: Árvore composta de folhas pequenas e lineares, cujo fruto em forma de vagem torcida possui sementes pretas. Caracteriza-se por apresentar rápido crescimento, sendo que sua altura média é de 18m quando adulta.
Aplicação: Da sua casca é extraído um extrato vegetal conhecido como tanino, muito utilizado pelos curtumes na industrialização do couro, mas também possui vários outros benefícios como a criação de produtos para tratamento de água, aditivos para ração animal, além de sua ação recuperadora dos solos de baixa fertilidade, através da fixação de nitrogênio. A madeira da Acácia Negra é utilizada na produção de carvão vegetal, na indústria de papel e celulose, também para a geração de energia de biomassa através da produção de cavacos e pellets de madeira.
Curiosidade: Uma das principais vantagens da espécie é a idade de corte no Brasil, que varia desde os 5 até 10 anos, enquanto na África do Sul ocorre normalmente aos 11 anos.