Acácia Amarela

Nomes comuns: Acácia-amarela; Cássia-imperial; Chuva-de-ouro; canafístula ou canafístula-verdadeira.

Nome científico: Cassia-fistula L.       

Família: Fabaceae.

Distribuição: É nativa da Índia e foi trazida para o Brasil como planta ornamental e hoje ela possui mais de 500 variedades espalhadas por todos os continentes. Sua florada varia conforme o clima e a região do Brasil. Floresce abundantemente no Cerrado.

Características: É uma árvore caducifólia, ou seja, que perde as folhas em uma determinada época do ano. De porte médio, copa arredondada, tronco cilíndrico e casca lisa, pode medir entre 10 a 15 m de altura, muito utilizada para fins paisagísticos devido às suas flores amarelas dispostas em cachos pendentes, cujo fruto em forma de vagem se formam entre os meses de julho e dezembro e se desprendem da planta aos poucos ao longo do ano. Gosta de sol, exige pouca água e prefere regiões com clima quente e solo rico em matéria orgânica – terra vegetal e húmus de minhoca.

Aplicação: Muito usada no paisagismo, adequada para plantio em parques, jardins e na arborização de ruas. As sementes têm aroma semelhante ao do alcaçuz, sendo usadas como aromatizante de tabaco, sorvetes e na confeitaria. As sementes também possuem propriedades medicinais, usadas como cicatrizante, antipirético, analgésico, hipoglicemiante e purgativo. No entanto, a mucilagem presente nas sementes e a grande quantidade de tanino na casca, podem causar intoxicações sérias. Desta forma, recomenda-se buscar informação especializada antes de efetuar qualquer uso terapêutico.

O tronco fornece madeira de alta qualidade para marcenaria, torno, construção naval, cabos para ferramentas, postes, esteios, mourões e outras construções rurais. As cascas são ricas em tanino, usado no curtimento de couro. As flores são melíferas e podem ser comestíveis. As folhas são tenras e servem de alimento para o gado.

Curiosidade: A Acácia é considerada como árvore sagrada desde os tempos de Moisés. No Livro de Êxodo, na Bíblia, ela é conhecida por te sido a madeira utilizada para a construção da Arca da Aliança, assim como foi usada para a fabricação da mesa dos pães, dos adornos do Tabernáculo e alguns historiadores dizem que a madeira da acácia teria sido utilizada para construir a cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.

Ela também é considerada como planta símbolo da Maçonaria, representa Segurança, Clareza e também a Pureza. Foi na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico, cujas folhas são utilizadas em diversos rituais maçônicos.