Anis ou Erva Doce

Nomes comuns: Anis; Erva-doce; Anis-verde

Nome científico: Pimpinella anisum

Família: Apiaceae

Categoria: Arbustos

Distribuição: É oriundo do Oriente Médio. Já era cultivada pelos egípcios em 1500 AC para alimento, bebida e remédio. Em outros tempos nativa no Mediterrâneo e Ásia Menor. Também cultivada no México. Com o passar do tempo, espalharam suas sementes pelo mundo, de modo que hoje elas podem ser encontradas nos cinco continentes.

 

Período de floração: Início do verão.

Período de frutificação: Pode ocorrer durante o ano todo, principalmente nos meses mais quentes (dezembro, janeiro e fevereiro).

 

Características: Planta anual, de 30 a 35 cm de altura. É uma planta de coloração verde-acinzentada. Pode ser plantada em vasos e canteiros; Agradável aroma e sabor adocicado. As flores são brancas e dão origem a pequenos frutos ovóides ou periformes (em forma de peras). O sabor dos frutos do anis é quente, aromático e marcadamente doce. . O plantio é de setembro a novembro. Gosta de clima ameno. Esta planta possui uma ou mais partes comestíveis, por isso pode ser considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Em suas folhas e frutos são encontrados óleos essenciais.

 

Uso: A essência do anis é utilizada na fabricação de licores, de confeitos e de medicamentos, para melhorar o sabor de alguns remédios. As partes da planta mais utilizadas são as sementes, folhas e frutos e nelas são encontrados óleos essenciais, óleos fixos, açúcares, ácidos orgânicos, proteínas, colinas, flavonóides, esteróis e cumarinas. Na medicina popular, utilizam-se principalmente as sementes. Elas são estimulantes da digestão e da produção de leite. Tem propriedades antiespasmódicas, carminativas (combate os gases intestinais), diuréticas e expectorantes. Acalma excitações nervosas e insônia. Age contra as cólicas dos recém-nascidos. O chá estimula as secreções lácteas, salivares e gástricas, beneficiando, conseqüentemente, a lactação, a higiene bucal e a digestão. A erva doce é benéfica para mulheres grávidas, pois alivia mal-estar e enjôos.

Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetais. Os caules se parecem com os do aipo na textura e são mais suaves no sabor do que os frutos. Outro atributo é a essência que é utilizada na fabricação de incensos, mas também é utilizada na indústria farmacêutica, especialmente como aromatizante de medicamentos.

 

Curiosidade: De acordo com o Dicionário Bíblico Easton de 1897, o termo anis na Bíblia Cristã (Mateus 23:23) refere-se à erva conhecida hoje como salsa (Anethum’ ou Peucedanum graveolens)[4]. Na língua inglesa, o nome mais conhecido é anise. Também é utilizado em chás.

 

Fontes: https://hortodidatico.ufsc.br/anis-estrelado/

https://www.emporiomaisvida.com.br/anis-estrelado

https://www.sementesfeltrin.com.br/produtos/anis-ou-erva-doce/447

https://www.infoescola.com/plantas/anis-erva-doce/

https://www.hortaeflores.com/2015/06/erva-doce-anis.html

https://universodasflores.wordpress.com/2013/12/19/propriedades-da-planta-anis/