Nomes comuns: Banana Prata Catarina; Prata Anã; Enxerto e Prata de Santa Catarina.
Nome científico: Musa spp.
Família: Musaceae
Categoria: Frutíferas
Distribuição: Tem aceitação comercial destacada no Nordeste e Centro-Oeste e nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde é consumida predominantemente na forma in natura.
Período de colheita: Nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.
Características: A Banana Prata Catarina foi desenvolvida pela EPAGRI de SC, trata-se de uma cultivar da família das pratas anãs. Ela tem porte mais baixo, sendo uma das mais valorizadas no mercado, pois permite grande produtividade de banana na propriedade rural. Possui sabor doce e suavemente ácido e formato de ponta de gargalo. Além disso, é altamente resistente às principais pragas e doenças da bananeira, como, por exemplo: mal-do-panama e “fuligem do fruto”.
Aplicação: Consumida principalmente in natura, mas também utilizada em doces.
Curiosidade: A banana Prata tem suas maiores produções em Bom Jesus da Lapa (Bahia), Jaíba (Minas Gerais) e também na região Norte do Brasil. É o principal produto das biofábricas de mudas de banana que trabalham em escala comercial hoje no Brasil, equivalente a 80% do volume produzido.