Nomes comuns: Caliandra; Calliandra; Caliandra-rosa; Flor-do-cerrado; Arbusto-chama; Diadema; Esponjinha; Esponjinha-sangue; Esponjinha-vermelha; Mandararé; Topete-de-pavão; Topete-de-cardeal; Angiquinho.
Nome científico: Calliandra tweediei
Família: Fabaceae
Categoria: Flores
Distribuição: Originária do Cerrado brasileiro, ocorrendo na Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil meus domínios são a região Sul, parte do Sudeste e Nordeste.
Período de floração: Primavera e verão.
Época de frutificação: Fevereiro, Março, Abril, Maio.
Características: A Caliandra é uma planta que cresce em arbustos lenhosos de até 4 metros. Suas flores aparecem na primavera e no verão e suas folhas são perenes, atraindo beija-flores e borboletas. Devido à delicadeza de suas folhas, ocorre um processo natural de fechamento das mesmas durante a noite. Suas flores são muito graciosas, em forma de pompom, em cores que vão do branco ao vermelho. Surgem frutos no verão, após a floração, que são pequenas vagens, porém não são comestíveis. Caliandra é o nome comum dado a várias espécies do gênero Calliandra.
Uso: Amplamente utilizada no paisagismo, tanto isolada, em conjunto, ou como cerca-viva.
Curiosidade: Você sabia que é possível fazer um bonsai de uma caliandra?
Os chineses foram os primeiros a cultivar árvores em miniatura em vasos ou bandejas. Eles acreditavam que os bonsais eram um vínculo entre o céu e a terra, algo que os levava à meditação. O bonsai não é uma planta com alterações genéticas. É o próprio bonsaísta que realiza os cuidados, como podas, regas, adubações, para que ela fique o mais próximo possível a uma árvore de porte maior. Dizem que o bonsai reflete a vitalidade e o sentimento de quem o cuida. O mesmo acontece com as árvores que são plantadas na cidade.
Fontes: https://www.bonsaiempire.com.br/especies/calliandra
https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/caliandra/