Hortênsia

Nomes comuns: Hortênsia; Novelão; Hydrangea; Hidrângea ou hidranja.

Nome científico: Hydrangea macrophylla

Família: Hydrangeaceae

Categoria: Flores

Distribuição: Originária da Ásia, de países como Japão, China, Coréia e Indonésia. No Brasil, a produção comercial da espécie é centralizada principalmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

Período de floração: Se inicia na primavera e prolonga-se até ao outono. Em Canela, Rio Grande do Sul, por exemplo, o desabrochar das hortênsias começa em novembro, atingindo o ápice entre dezembro e janeiro, e continuando muitas vezes até o fim do verão, no mês de março.

 

Características: As hortênsias são arbustos semilenhosos capazes de atingir até 2,5m de altura. Dentre as espécies deste gênero destaca-se a H. macrophylla, que dá nome a uma das regiões turísticas mais tradicionais do estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha ou Região das Hortênsias. Além disso, apresentam uma gama natural de cores, que variam do branco a tons de azul, púrpura, rosa e vermelho. Curiosamente, as sépalas de H. macrophylla cv. HovariaTM ‘Homigo’ podem mudar de coloração durante a maturação e senescência, sendo um indicativo do estádio de desenvolvimento em que as plantas se encontram. Em um primeiro momento as sépalas apresentam-se despigmentadas (brancas), alterando sua coloração para azul, verde e por último marrom avermelhada.

A definição da coloração das sépalas de hortênsias, parte colorida das flores, por sua vez, traz um segredo. Elas podem facilmente mudar de vermelho para azul, dependendo do manejo adotado e das condições de cultivo. No entanto, todas as cores são desenvolvidas a partir de um único pigmento principal, uma antocianina nomeada delfinidina 3-glicosídeo. O conteúdo deste pigmento em sépalas é responsável pela tonalidade das inflorescências, ou seja, quanto maior a quantidade deste, mais intensa é a coloração.

 

Uso: Caracterizadas por suas inflorescências exuberantes, grandes, densas e numerosas, são utilizadas com frequência na composição de jardins e parques e como flores de vaso na decoração de diversos ambientes.

 

Curiosidade: Símbolo da Serra Gaúcha, a hortênsia é considerada uma das características que motivaram o desenvolvimento do turismo na região. A história conta que o largo do barranco que rodeava a curva da estrada Gramado-Canela, faixa que pertencia a Viação Férrea, estava rodeado de inço, e que daí surgiu a ideia de plantar hortênsias, famosas por eliminar o inço. A decisão de plantar as hortênsias, introduzindo elas na paisagem da Serra Gaúcha, foi do alemão Oscar Knorr.

 

Fontes: https://revistacultivar.com.br/artigos/o-segredo-das-hortensias-hydrangea-macrophylla

https://parquesdaserra.com.br/a-estacao-das-hortensias-2/