Nomes comuns: Louro; Loureiro; Loureiro-dos-poetas; Louro-comum; Louro verdadeiro; Louro de caldo; Louro da Grécia.
Nome científico: Laurus nobilis L.
Família: Lauraceae
Categoria: Folhas/Cascas comestíveis
Distribuição: Originária da Ásia Menor. É amplamente distribuída nas áreas do Mediterrâneo e Europa e cultivada no Sul e Sudeste do Brasil.
Período de colheita: A colheita é feita quando as folhas estiverem bem desenvolvidas, em qualquer época do ano. As folhas devem ser secas à sombra e em local ventilado e, logo após, guardadas em sacos de papel, pano ou vidro; os frutos devem ser colhidos quando estiverem bem maduros. De modo geral, os frutos amadurecem entre julho e setembro.
Características: O loureiro é uma árvore que mede de 2-10 m de altura, porém, nas regiões de origem pode chegar de 14-25 m. É ramificada e aromática. Suas flores são amareladas ou brancas, e os frutos são bagas (parte externa do fruto é carnosa e contém uma semente no centro), de cor verde-brilhante, no início, e preta, quando maduros, mas não são comestíveis.
Uso: As folhas secas são amplamente empregadas na culinária de vários países como condimento, como tempero para feijão, carnes, peixes, legumes e molhos, entre outras preparações. Também é utilizada na medicina tradicional, como estimulante do apetite e da digestão, é indicada em casos de dores reumáticas e estados gripais. O louro tem famosa ação digestiva. Assim, auxilia na produção de bile e também estimula o funcionamento das enzimas digestivas. Além disso, essa folha é fonte de vitaminas A e C, e também de minerais como selênio e potássio – componentes que são excelentes antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. Além disso, as folhas de louro têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Atuam, inclusive, para amenizar dores de cabeça e cólicas menstruais. Por fim, funcionam como diurético, hidratando o organismo e combatendo a retenção de líquidos. A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência.
Externamente, é usada como antisséptica para a pele e antiparasitária (contra caspa e piolhos), reduzindo o mau cheiro dos pés e no combate aos fungos. No Irã, utiliza-se o óleo essencial das folhas como anticonvulsivante, enquanto na Amazônia brasileira prepara-se a decocção das folhas como antihipertensivo. Tem outros usos, como o emprego na fabricação de cremes, loções, perfumes, sabonetes e detergentes.
Curiosidade: Na Grécia antiga os atletas campeões nas Olimpíadas eram premiados com coroas de louro entrelaçados pois era uma representação de glória aos gregos, já que para eles, a planta que era reconhecida como Silfo (seres mitológicos do ar), considerada planta “milagrosa” pelos gregos e romanos, era considerada símbolo de imortalidade e glória.
Fontes: https://hortodidatico.ufsc.br/louro/
https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/louro/
https://eic.ifsc.usp.br/louro/