Moréia Amarela

 

Nome comum: Moréia Amarela.

Nome científico: Dietes bicolor

Família: Iridaceae

Categoria: Flores

Distribuição: Nativa do continente Africano, sendo uma planta endêmica da África do Sul. Podendo ser encontrada em regiões áridas e montanhosas, principalmente na África, na América do Sul e na América Central.

 

Período de floração: Ocorre na primavera e no verão, estendendo-se até meados do outono.

 

Características: É uma planta de pequeno porte que cresce até cerca de 1 metro de altura, possui folhas verdes e brilhantes, longas e estreitas. É uma planta de área externa, muito resiliente, de baixa manutenção, que oferece grande volume de verde (suas folhagens podem chegar a até 70 cm de altura). As flores da moreia amarela são grandes, vistosas e muito decorativas. Elas possuem seis pétalas brancas e amareladas, com manchas marrons e uma pequena corola amarela no centro. As flores duram apenas um dia, mas são produzidas em grande quantidade ao longo do período de floração. Os frutos dessa espécie são cápsulas alongadas, verdes e pontudas, que se abrem quando maduros, liberando as sementes.

Dentre os 3 tipos existentes de Moréia: a branca, que é a mais conhecida, a amarela ou creme e a variegata. A amarela é a que precisa de mais sol, enquanto a branca se adapta melhor à condição de meia-sombra.

 

Uso: Utilização ampla no paisagismo, combinando com diversos estilos de jardins. Cultivada isoladamente, em grupos, como bordaduras ou maciços, em solos ricos em matéria orgânica,

 

Curiosidades: A moreia é frequentemente associada à mensagem simbólica de esperança, fé e coragem. Além de seu valor ornamental, algumas espécies de moreia também têm uso medicinal e podem ser usadas para fins terapêuticos.

 

 

Fontes: https://sitiodamata.com.br/moreia-amarela-dietes-iridioides.html

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/08/moreia-tudo-sobre-especie-coringa-para-o-jardim.html

https://www.sitionativo.com.br/post/mor%C3%A9ia-dietes-iridioides