Moréia Branca

Nome comum: Moréia Branca.

Nome científico: Dietes Iridioides

Família: Iridaceae

Categoria: Flores

Distribuição: Nativa da África do Sul.

 

Período de floração: Essa espécie pode florescer duas vezes por mês, durante todo o ano, mas a floração é mais intensa costuma acontecer durante o outono e o inverno.

 

Características: É uma planta de pequeno porte, que cresce até cerca de 1,5 metros de altura.

As flores da moreia branca são brancas, com manchas amarelas e azuis, e surgem em cachos nas extremidades das hastes. Medem cerca de 5 cm de diâmetro e são muito vistosas. Os frutos dessa espécie são cápsulas alongadas, que se abrem quando maduras, liberando as sementes, sendo muito atrativa para insetos como abelhas, borboletas e até pássaros.

 

Uso: Amplamente utilizada no paisagismo. Pode ser usada tanto como forração no jardim ou canteiro, como também para cerca vivas baixas, utilizadas ao lado de muros, muros de pedras, grades, enfeitando entradas de casas e estabelecimentos, junto com pedras no jardim, como bordadura, em grandes maciços isolados e até em jardineiras. Podem ser usadas em linha ou isoladamente, na forma de arbustos.

 

Curiosidade: Moreia no Brasil é o nome de um peixe-enguia também. Porém, vale destacar que as semelhanças param no nome. As diferenças estéticas são gritantes, enquanto a flor é extremamente delicada, a moreia peixe possui uma aparência ameaçadora, com dentes bem grandes, o que a torna uma espécie perigosa.

 

Fontes: https://sitiodamata.com.br/moreia-branca-dietes-iridioides.html

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/08/moreia-tudo-sobre-especie-coringa-para-o-jardim.html

https://amoplantar.com.br/moreia-planta/