Nomes comuns: Rosa; Roseira.
Nome científico: Rosa spp.
Família: Rosaceae
Categoria: Flores
Distribuição: Estudos apontam que a roseira provém da China, e neste país concretizaram-se acasalamentos entre as espécies Rosa gigantea e Rosa chinensis, no séc. XVIII. Até hoje a rosa é um dos vegetais mais elaborados, sofrendo constantemente novos procedimentos que selecionam outros espécimes.
Período de floração: Quase todas as rosas florescem uma vez por ano, elas começam a florescer durante a primavera, estendendo-se até o verão.
Período de frutificação: Outono.
Características: As roseiras são arbustos ou trepadeiras com hastes espinhosas, cujas folhas, isoladas, alternas, simples ou compostas, em geral são serreadas e com estípulas, que chegam a ultrapassar 2 metros de altura e podem florescer o ano todo. As flores têm aspecto belo e delicado e aroma agradável. As espécies de rosas cultivadas são frequentemente dobradas, isto é, com flores de múltiplos arranjos de pétalas. Em sua forma selvagem, porém, as flores têm o cálice formado de cinco sépalas e a corola matizada com cinco pétalas e numerosos estames. Apresentam-se ora isoladas, ora em cachos. Sua cor varia do branco ao vermelho-escuro e inclui tonalidades amarelas, rosadas e purpúreas. Amarelo ou vermelho-vivo, o fruto é um receptáculo carnoso que envolve os carpelos, muito apreciado pelos pássaros.
Uso: É largamente cultivada pelo valor ornamental das flores que, graças a hibridações, hoje se apresentam em centenas de espécies de variados tons e matizes. O cultivo, que pode ser feito em larga escala para corte ou para fins ornamentais em parques e jardins, requer exposição ensolarada e solo bem adubado. A essência de rosa, obtida principalmente da R. alba e da R. damascena, tem aplicação em perfumaria. Além disso, as rosas são muito utilizadas na culinária (todas são comestíveis, mas as perfumadas são mais saborosas). No entanto, é preciso o cuidado para que todo o cultivo seja orgânico. Rosas rendem sucos, xaropes e águas aromatizadas usadas em muitas culinárias tradicionais, como a indiana e chinesa, por exemplo. As pétalas costumam ser adocicadas e podem ser transformadas em cremes e geleias, enquanto os botões ainda fechados chegaram a fornecer vitamina C para crianças europeias durante a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidade: A rosa é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade. Existem fósseis de rosas que datam de vinte milhões de anos. As formas hoje existentes resultaram de hibridação e seleção, durante séculos, de espécies originárias principalmente do monte Cáucaso e do Extremo Oriente — onde são encontradas em estado silvestre — e que se propagaram para oeste através da Anatólia até alcançar a Europa. A jardinagem da roseira alcançou grande popularidade na Idade Média, e a flor aparece em emblemas da realeza européia.