Nome comum: Cabernet Franc.
Espécie: Vitis vinifera.
Distribuição: É encontrada na França, especialmente em Bordeaux e Loire, mas está presente também em outros países como Canadá, EUA, Chile, Itália e Argentina. No Brasil, ganha destaque a produção das uvas Cabernet Franc no Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha.
Características: A Cabernet Franc é uma variedade de cachos pequenos a médios na coloração preto-azulada, bem compactos, que se adaptam bem a regiões mais frias. Ela costuma amadurecer antes que a Cabernet Sauvignon, ou seja, podem ser consumidas jovens, evitando assim épocas de temperaturas extremamente baixas, como as geadas que costumam ocorrer na Serra Catarinense.
Essa uva tinta costuma ter uma tonalidade mais clara, menos taninos, além de menor acidez e mais intensidade de aromas. Apresenta corpo médio e mais notas frutais.
Mostra vigor médio a alto e é bastante adaptável a diversas condições, embora prefira solos composto por areia, calcário e argila. Seus aromas são bastante característicos. Remetem a frutas como framboesa e groselha, bem como a pimenta e leves toques vegetais. Algumas variedades ainda contam com notas de violeta.
Aplicação: A uva é muito cultivada na França, mas é utilizada na elaboração de vinhos extraordinários no Norte da Itália, no Vale do Maipo, Chile e no Vale dos Vinhedos no Brasil.
Em regiões mais frias (como o Loire, por exemplo), se apresenta mais sóbrio, com aromas herbáceos, frutas de bosque, rosas e minerais na linha do grafite, com taninos médios, boa acidez, bastante frescor e corpo leve a médio.
Em climas mais quentes mostram uma intensidade olfativa maior, com morango, cereja negra, chá, couro, violeta, especiarias e toques herbáceos bem característicos. Na boca mostra maior corpo, taninos e álcool mais elevados e boa acidez.
Curiosidade: Cabernet Franc é a uva-mãe das duas uvas tintas mais plantadas do mundo: a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Quando colhida de forma precoce, tende a mostrar sinais mais claros de pirazina, que pode ser traduzido em aromas de pimentão verde.
Vinhos de corpo médio como Cabernet Franc combinam com pratos à base de carnes e molhos de tomate. Queijos de cabra, camembert e fontina também são recomendados para a harmonização.